Browse By

Jornada do empreendedor de startup

Já falamos sobre o que é ser uma Startup, sobre os fatores que tornam um negócio neste modelo, agora vamos falar sobre o empreendedor de Startups, mais especificamente sobre a Jornada do Empreendedor de Startups.

Já ouviu falar da Jornada do Herói?

Jornada do Herói foi uma teoria desenvolvida por Joseph Campbell em seu livro “O Herói de Mil Faces” mostrando a transformação de uma pessoa comum em um herói e sobre sua jornada. Nesta teoria Campbell demonstra as etapas que o herói passa e como elas o transforma.

A Jornada do Herói x A Jornada do Empreendedor de Startups

A jornada do herói serve como uma alegoria para as provações das nossas vidas “comuns”, sobre como criamos coragem para começar os estudos, mudar de emprego, fazer uma viagem, sair da casa de nossos pais, começar uma família e várias outras coisas que fazemos que nos tira do nosso ambiente de conforto que conhecemos e nos coloca de frente com algo desconhecido, esse processo de mudança e transformação pode ser chamada da nossa jornada. Mas assim como na vida pessoal a vida de empreendedor também passa por uma jornada de sair da zona de conforto, para aprendizados, negações e transformações e é sobre isso que vamos falar neste post.

A Jornada do Empreendedor de Startups

Cada empresa, instituição ou entidade que lida com empreendedores tem a sua própria jornada do empreendedor, o Sebrae tem uma jornada, as aceleradoras e incubadoras tem a sua, aqui neste post vamos falar sobre a jornada desenvolvida pela Startadora e é com base nesta jornada que apoiamos a nossa metodologia de aceleração de empresas e Startups.

As cinco etapas da nossa Jornada do Empreendedor de Startups são:

Ideação

Empreendedor entrando nesta etapa: Estou empolgado, quero criar uma Startup.
Empreendedor saindo dessa etapa: Entendi o que é um Startup, sei dos riscos e benefícios desta vida, e mesmo assim quero ter uma Startup.

Pré-operação

Empreendedor entrando nesta etapa: Sei o que é uma Startups e seu ecossistema, sei sobre validação e a importância para meu negócio.
Empreendedor saindo dessa etapa: Encontrei uma necessidade não atendida satisfatoriamente, entendi mais profundamente sobre meu público e seu problema e estou começando a vender minha proposta de solução, por meio de um MVP Concierge ou Gambiarra. Agora sou expert em Job to be Done.

Operação

Empreendedor entrando nesta etapa: Entendeu profundamente seu público, seu problema e encontrou uma solução para resolver este problema.
Empreendedor saindo dessa etapa: Os empreendedores da Startup sabem qual problema ele resolve, para quem e como ele cobra de forma a ser repetível.

Tração

Empreendedor entrando nesta etapa: Os empreendedores da Startup sabem qual problema ele resolve, para quem e como ele cobra de forma a ser repetível e agora precisam fazer sua máquina girar mais rápido.
Empreendedor saindo dessa etapa: Tanto os empreendedores quanto a Startup nesta etapa já estão maduras e rodando de forma profissional.

Expansão

Empreendedor entrando nesta etapa: Tanto os empreendedores quanto a Startup nesta etapa já estão mais maduras e profissionais. Entendem de seu mercado, tem um modelo de negócio mais estável e assim tem um pouco mais de previsibilidade.
Empreendedor saindo dessa etapa: No fim desta etapa, ou seja após o exit, o empreendedor sai muito experiente, entendeu todos os processos necessário para se conseguir tirar uma ideia do papel, validar, crescer, tracionar e expandir. A maioria dos empreendedores de Startups são movidos por este processo, de construir algo do zero, por isso na maioria das vezes os empreendedores que conseguem chegar até aqui vendem suas Startups e começam outra.

Uma Jornada de Herói!

Agora faz sentido comparar a Jornada do Herói com a Jornada de um empreendedor de Startups?

Assim como um Herói, o empreendedor, recebe a chamada para a aventura, passa a duvidar de si e muitas vezes entra em negação, diz que essa vida não é para ele, que vai buscar um emprego, mas quando um mentor, ou um outro empreendedor conversa com ele, ele não resiste e vai rumo à sua “aventura”.

Passa por muitos testes e provações com o mercado, até conseguir superar a última barreira, o último “monstro” da expansão e quando finalmente consegue enfrentá-lo e vencê-lo, pode voltar para o seu status quo, seu mundo comum, mas com o “elixir” que ganhou no fim dessa jornada, algo que o fará não enxergar mais o mundo da mesma forma.

E ai? Também é um herói.. quer dizer empreendedor? Venha bater um papo com a Startadora, em breve abriremos vagas para um processo de mentoria conosco!


Glossário:

Fit: encaixe. Ex.: Ecossystem fit – encaixe com o ecossistema de Startups; Solution fit – encaixe entre o problema e a solução.

Pivotar: realizar alguma mudança no modelo de negócio, desde que esta mudança não mude o negócio em si.

Runway: o quanto de dinheiro sua Startup tem para manter as operações

Exit: O exit consiste na venda da Startup ou no IPO (abertura de capital da empresa)

One thought on “Jornada do empreendedor de startup”

  1. Pingback: Runway – Como evitar que sua startup chegue no fim da linha - Jornada do Empreendedor
  2. Trackback: Runway – Como evitar que sua startup chegue no fim da linha - Jornada do Empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *