Browse By

Dream Team – Entenda como montar um time dos sonhos para sua Startup

Estamos de volta, e vamos falar de algo extremamente importante para o início de uma startup e um dos critérios mais relevantes quando falamos de sucesso dessa nova empreitada.

O time

Quem nunca achou que o segredo de uma startup de sucesso, era ter uma ideia inovadora e que ninguém tivesse tido até então? Ou que a alma do negócio era um produto/serviço exclusivo e inovador? Se você achou, esse post foi feito para você!

A ideia é algo importante, mas não da forma que a maioria encara. Antes disso, porém, vamos dar um passo para trás e falar de algo de extrema importância, que pode significar o sucesso ou a bancarrota de uma startup.
Cansamos de ouvir que um bom time deve basicamente ser composto por 3 founders e que cada um domine uma área: venda, desenvolvimento e design. Com esse time, pode-se desenvolver um bom aplicativo, com um design irado e jogar na mão do vendedor para praticamente receber rios de dinheiro… #SQN.

Um time de sucesso

As Startups quando vão procurar pessoas para trabalhar em seu negócio, não buscam somente competências técnicas, geralmente buscam parceiros, pessoas que irão agregar ao negócio , então as soft skills acabam sendo mais importantes que as hard skills.

Os valores da Startadora são baseados nas soft skills que são importantes para nós.

Pois em meio à tantas incertezas, as atitudes são mais importantes do que técnicas e diplomas uma vez que muitas vezes estes conhecimentos podem ser facilmente aprendidos por pessoas com o mindset correto.

O relacionamento entre os sócios e os demais colaboradores deve ser mais próximo, por conta disso e a gestão é horizontal, para que não existam barreiras de comunicações, desta forma a cultura da empresa e seus valores não se perdem no meio das hierarquias e estruturas rígidas e verticalizadas.

Então todos os cargos são líderes da startup?

Todos podem ser líderes, mas não da forma que você está pensando! No início de uma startup, temos apenas os funders, ou seja, todos são “C-alguma coisa”. Como por exemplo:

CTO – Chief Technical Officer, que é o Diretor Técnico.
CMO – Chief Marketing Officer, o Diretor de Marketing.
CFO – (Chief Financial Officer) que é o Diretor Financeiro.
COO – (Chief Operating Officer) que é o Diretor de Operações.
CEO – Chief Executive Officer, que é o Diretor Executivo, “o cabeça” do negócio.

Tudo depende da competência técnica de cada integrante, e agora no início é certo de que um integrante terá mais de um cargo dentro da startup.

Ok, mas afinal, quem deve ser o líder da startup? Quem deu a ideia? Quem tem mais cargos? O cara que vende melhor o conceito/ideia? NÃOO

Em uma startup a liderança deve ser transitória, deve ser líder aquele que domina mais o “elemento core” do projeto que estiver em andamento.

Não entendeu muito bem?

Imagine um projeto que o core dele será mídias sociais, campanhas de Ad Sense, Ads, funis, etc. Quem no grupo lidaria com isso de forma mais segura? O cara que manja muito da tecnologia? Ou o cara que vende bem o produto? Não seria melhor o cara de Marketing cuidar disso? Como ele domina melhor essa área, talvez fizesse sentido ele ser o head desse projeto.

E ai, agora ficou mais claro o que é necessário para ter um dream team?

O Dream Team é aquele que se entende, se respeita se completa e sempre se enxerga como grupo, nunca toma decisões favorecendo apenas um membro. A sinergia entre eles fará com que a jornada seja mais produtiva e porque não divertida.

Espero que tenham gostado e nos vemos num próximo Post.

via GIPHY

Autor: 

Douglas Akira – Sempre atuei na área de TI, hoje sou um futurizador formado pela Startadora, fui professor durante muito tempo, e trabalhou para mim mesmo durante toda minha vida.

Sempre tive espírito empreendedor, comecei há muito tempo atrás vendendo pulserinhas feitas de lycra pros amiguinhos com 8 anos e nunca mais parei de empreender!

Veja também:

Série Validação | Parte 1: O jeito certo de começar uma Startup

Jornada do empreendedor de startup

Dicas para fazer networking de qualidade e que gera resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *