Browse By

4 Ferramentas gratuitas que podem dar um gás no seu MVP

Salve inovadores e inovadoras desse Brasilzão e do mundo!! 

Quem vai escrever esse post? Carlos Carneiro? PH? Vinny Machado? Isa? Erika? 

NÃO!!

Prazer, sou o Luiz Vessi, faço parte do time do Marketing. Sim esse é o primeiro post do blog que eu escrevo, não esperem um Stephen King mas bora lá!

Estão preparados para conhecer quatro ferramentas que podem ajudar na construção do seu MVP? 

Só para todo mundo ficar na mesma página, MVP é o mínimo produto viável, ou seja, é a versão simplificada de um produto ou serviço de uma Startup.

Começar pelo MVP é uma etapa fundamental na jornada da Startup, para validar seu produto ou serviço sem ter que não gastar um caminhão de dinheiro em tecnologia, para algo que pode não dar certo.

Vamos ao que interessa, testamos algumas ferramentas gratuitas, que podem ajudar nessa caminhada do seu MVP. que sabemos que não é nada fácil pois os recursos são escassos… (Bota escassos nisso! rs) 

Typeform

Typeform oferece a criação de questionários personalizados que permitem os usuários arrumem seus formulários conforme a necessidade. Além disso conta com funcionalidades interativas que prometem atrair o público a partir das pesquisas.

Sem falar que é extremamente elegante e intuitivo, sempre indicamos essa ferramenta paras as startups e aprovamos 100%. 

A ferramenta possui planos de assinatura gratuito e pago, com recursos exclusivos para os assinantes dispostos a desembolsar 30 ou 59 dólares. A principal diferença entre as assinaturas está na capacidade de criação de formulários.

No plano gratuito, o usuário consegue criar apenas 10 questões, coletando somente 100 respostas em cada pesquisa. De qualquer forma, se a sua demanda é baixa, por que não testar a assinatura gratuita? (fica a dica) 

Unbounce

Se você é assim com eu, tem dificuldades com criação de landing page e edição de sites, a Unbounce foi totalmente pensada para isso! 

A Unbounce é um editor para criar landing pages, pop up, banner fixo para seu site, otimizar e executar teste A/B nas suas páginas de destino. Você cria sozinho páginas em minutos, sem ajuda de desenvolvedores, nem códigos.

Ela é uma ferramenta bastante utilizada dentro do planejamento de marketing digital, especialmente para pequenas e médias empresas. Como disse, ela é muito fácil de ser utilizada, poupa muito tempo de construção e pra quem tem recursos escasso é ótima escolha.

A Unbounce tem vários tipos de assinatura, entre planos mensais ou até mesmo anuais. Eles estão disponibilizando quatorze dias free, uma sugestão é: USE OS 14 DIAS DE GRAÇA!! Assim você poderá sentir se é isso mesmo que você precisa e se realmente vale a pena o investimento.

Essa não é a ferramenta mais barata do mercado, mas é super simples de utilizar e oferece um nível de funcionalidade e integração com outros aplicativos. O valor do Unbounce começa em $79/mês se comprar um ano, ou então $99/mês se pagar mensalmente.

ClickUp

Essa é uma das principais ferramentas que usamos na Startadora! 

O ClickUp é mais do que apenas gestão de tarefas, oferece documentos, lembretes, metas, calendários, agendamento e até uma caixa de entrada. Totalmente personalizável, o ClickUp é ideal para que todos possam usar o mesmo aplicativo para planejar, organizar e colaborar.

Ele é muito parecido com o nosso querido Trello (menção honrosa nesse post) só que dentro da sua interface é totalmente diferente e mais robusto que o nosso velho amigo.

O ClickUp tem duas opções bem legais de assinaturas. é claro que tem o famoso Free (na faixa, para os mais íntimos), que você poderá usar 100 MB de armazenamento, tarefas ilimitadas e também poderá contar com usuários ilimitados. Esse é o famoso Freemium, que é um modelo de negócio que oferece serviços gratuitos com upgrade pagos.

Se você precisa de mais ferramentas e opções ilimitadas você poderá assinar o mensal por R$ 47,17 (mês) ou o plano anual por R$ 26,21 (ano), optando por essa opção você terá armazenamento ilimitado, visualizações ilimitadas de listas, quadros e calendários entre muitas outras interações ilimitadas.

Hoje nosso time tem um plano pago, mas usamos por muito tempo o plano Free. Então nossa dica é testar gratuitamente, é claro! É uma ótima ferramenta e facilita muito a organização de tarefas. 

Calendly

Em tempos de pandemia essa ferramenta tem facilitado demais o agendamentos das reuniões. 

O Calendly é um software voltado para o agendamento de reuniões, a ferramenta conecta sua agenda, e através de um link, é possível ver os horários disponíveis e fazer o agendamento. O objetivo é economizar tempo, acelerar vendas e melhorar a qualidade do serviço ao disponibilizar uma agenda online onde estão visíveis blocos de tempo livres para reuniões.

O mais legal, é que ele permite que você crie suas regras e preferências, deixando com a sua cara, e basta só compartilhar o link e ele faz a mágica acontecer. 

Para essa ferramenta existem três planos, o gratuito (que faz muito bem sua função e não deixa nada a desejar) e os outros dois pagos, que sairá em dólares… Então aconselho se eu  puder, use o teste o grátis e se você gostar muito assine! 

Os outros planos pagos são o Premium, que cursta 8 $ (dólares) por usuário/mês, e também tem o Pro, que cursta 12 $ (dólares) por usuário/mês.

Concluindo

Essas foram as quatro ferramentas que testamos e aprovamos, que podem ajudar muito seu MVP. Vale a pena dar uma conferida e testar.

Dizem que a hora da partida é a mais triste, e de fato é… Mas espero que essas dicas tenham ajudado vocês.

Jovem Padawan lembre-se entregar valor você deve!

Se por um acaso eu não voltar é que não gostaram do meu post, mas saibam que foi um prazer escrever para você! SIM VOCÊ MESMO QUE ESTÁ LENDO! Obrigado por ter chegado até aqui e  nos vemos em breve. (ou não). 

Câmbio e desligo.

Leia também:

Você não precisa de uma grande ideia para começar sua startup. Comece pelo público!

Metodologia OKR: como implementá-la na sua startup

Como saber se minha startup está no caminho certo?

One thought on “4 Ferramentas gratuitas que podem dar um gás no seu MVP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *